sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Opinião sobre tudo

Eu não tenho uma opinião sobre tudo.Muita gente não tem uma opinião sobre tudo; mas todo mundo tem uma aopinião sobre todo mundo.
Comecei a reparar essa semana e descobri que é muito fácil, MUITO FÁCIL julgar os outros. Era só alguém falar alguma coisa, tomar uma atitude, um movimento... e lá ia minha cabeça começando a formar opiniões sobre o tal fato... que na verdade acabava se transferindo para a pessoa. Porque? Porque é mais fácil julgar as pessoas do que as situações? Um juiz, de tribunal, daqueles de verdade, sabe? Ele julga os fatos. pelo menos deveria, e a pessoa, por tabela, acata as consequências do fato. "Fulano foi declarado culpado de furto" e não "Fulano é um ladrão!" Percebe a diferença?
Constantemente reclamamos sobre como somos julgados precipitadamente, quando somos prejudicados ou desmerecidos... as pessoas (incluindo você próprio) acham que conhecem o que vai no coração de cada um pelos fatos. Porque hoje em dia estamos muito ocupados pra nos interessarmos pelo outro de verdade.
Não que não dê pra descobrir nada do outro por suas atitudes, mas a contece que atitudes são vulneráveis, são inconstantes e nem sempre refletem a verdade.
Então fui tentar julgar as pessoas (já que fazemos isso o tempo todo) pelo que são e não por suas atitudes.. e... Caramba! Isso é difícil... dá muito mais trabalho! E envolve confiança. Não sei se já disse isso aqui, mas tenho o costume de achar todo mundo muito legal até que em prove o contrário.
Deus é incrível por isso... Ele nunca se decepciona com a gente. Porque Ele sabe quem exatamente nós somos! Sabe de todos nossos erros, falhas, tanto atitudes quanto quem somos. E Ele julga nossos atos, mas ainda sim continua olhando pra nós do mesmo jeito. Quando nos olha, Ele vê quem nós somos e não só o que temos feito. Ele olha pra quem nós poderíamos ser e todo o potencial que ainda está dentro de nós, mas não foi expresso a ninguém pelas atitudes ainda.
E tenho me esforçado pra agir como Ele... então, acharia todo mundo legal e nunca me seria provado o contrário.

2 comentários:

  1. Tomara que nós todos possamos aprender a agir assim, acreditando mais nas pessoas sem ter decepções.
    Tá muito lindo o blog, gostei de tudo: do nome, das quatro estações (que já vi ao vivo e reconheci sim - ha) e do texto tb!!
    beijinho amiga!
    te amo

    ResponderExcluir
  2. Há algo que aprendi sobre 'julgar' que gostaria de compartilhar. Lá no texto de Mt 7:1 e 2 fala para não julgarmos, "Pois com o critério...", essa palavra critério ficou marcada em mim. É inerente ao ser humano fazer um juízo de valor sobre alguém ou alguma coisa ou atitude. Veja só. Estamos numa festa íntima, com talvez 12 pessoas no máximo e todos se conhecem bem. Você chega e cumprimenta 10 das 12 pessoas no recinto. Com certeza, alguns vão reparar. Mas não foi proposital. Você se distraiu numa conversa, foi ao banheiro e aquele momento passou. Uns perceberam que foi uma distração e td bem. Outros podem pensar, "ela não está num bom dia", ou ainda, "essa irmãzinha é muito metida". Taí o tal critério. Não conseguimos fingir que uma situação não aconteceu, pois os nossos olhos e mente registram instantaneamente aos fatos que se apresentam diante de nós. O maior problema é esperarmos o pior, nos colocando numa posição de fragilidade. Quando ouvimos uma notícia de um assassinato cruel ou de um caso de pedofilia, entre outros tantos terríveis que temos presenciado, muitas vezes usamos o pior critério em relação ao assassino. É lógico, não vamos endossar o pecado, mas o pecador normalmente nos causa um certo sentimento de desprezo ou indignação. Mas, Jesus o ama tanto quanto a qualquer um de nós. Quem somos nós para condenar alguém que é alvo do amor de Deus, pois há salvação também para estes. Imaginar que o critério que usamos para 'julgar alguém' é o mesmo que Deus usa para nos julgar. Realmente precisamos nos voltar ao SENHOR para olhar com outros olhos e perdoar com o perdaõ que vem Dele. Tenha uma excelente semana na presença do SENHOR! A C Rodrigues - Itaboraí

    ResponderExcluir