domingo, 7 de novembro de 2010

Cristianismo Simples

Concordo com o CS Lewis quando diz 
Para mim, que me aproximei do Cristianismo primeiro por um interesse profundo e reverência pela melhor imaginação pagã, que amou Balder antes de Cristo e Platão antes de Santo Agostinho, o argumenrto antropológico contra o cristianismo nunca foi formidável. Pelo contrário, eu não poderia acreditar no Cristianismo se eu fosse forçado a dizer que haviam 1.000 religiões no mundo das quais 999 fossem totalmente sem sentido e a milésima (felizmente) fosse verdade. Minha conversão, em sua maior parte, dependeu do reconhecimento do Cristianismo como a completude, a atualização, a realizão completa* de algo que nunca esteve totalmente ausente da mente do homem.

Eu não poderia acreditar que novecentos e noventa e nove religiões estivessem completamente falsas e a única restante fosse completamente verdadeira. Na realidade, o Cristianismo é primeiramente o cumprimento da religião Judaica, mas também o cumprimento do que foi agamente insinuado pelo melhor de todas as religiões. O que foi visto de forma embaçada por todas entra em foco no Cristianismo.

Tive uma aula de Arquitetura do Brasil  em que meu professor falou com maior alegria da igreja primitiva, logo aquela dos discípulos de Jesus, e contrapôs com as "seitas evangélicas". Eu também concordei com ele.
Infelizmente, o evangelho moderno não tem se parecido em nada com o evangelho primitivo. Os cristãos modernos não têm se parecido com os cristãos primitivos.

Já nem sei o que respondo quando me perguntam "qual sua religião?" No sentido atual da palavra? Não sou uma pessoa religiosa.- Talvez eu responda.

Fui ao CCBB esses dias ver a exposição ISLÃ. E vi Deus sendo exaltado naquele lugar, mais do que talvez eu tenho feito. (1 em cada 5 pessoas no mundo são mulçumanas).Os Judeus estão a espera...obedecem e amam a Palavra de Deus mais do que nós. Os católicos fazem tantos sacrifícios, sem saber do maior preço já pago... e nós deixamos de ir a igreja domingo de manhã porque estamos com sono.

E às vezes nos julgamos tão certos que ignoramos qualquer coisa que vem do outro. E assim fechamos qualquer possibilidade de mostrar-lhes a verdade; De dizer "me ensinem como adorar que eu te mostro a quem adorar." Nós temos a chave, a verdade, mas pela nossa intolerância, e falta do amor que Jesus pregava e vivia, temos perdido vidas.

Alguém um dia perguntou "Se Deus tivesse uma mensagem pra toda humanidade, qual seria?" e responderam: "Ele diria: Vocês entenderam tudo errado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário