quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jesus e os Cigarros

Recentemente li duas estatísticas interessantes sobre os fumantes de cigarro. (Não se preocupem, gente. Esse post não é de forma nenhuma um jeito de comentar sobre fumar ou o vício da nicotina. Só estou usando essas estatísticas para estabelecer um ponto.) Então, se você fuma ou não, por favor me acompanhe por um segundo. A primeira observação é essa: Mais pessoas sabem sobre os perigos de fumar hoje, do que nunca antes na história. Acho que ninguém pode discutir sobre isso. A segunda observação é essa: mais pessoas fumam, hoje do que nunca antes na história. Ninguém pode discutir sobre isso também.


Então, a pergunta óbvia teria que ser: Se as pessoas sabem mais sobre os perigos de fumar, então por que cargas d'água as pessoas fumam mais do que nunca na história do hábito de fumar?


O mundialmente famoso escritor e sociólogo Malcolm Gladwell disse: Para uma enorme porcentagem das pessoas, a atração inicial pelo cigarro é na verdade pelo perigo associado a ele.   O fato de que o mundo inteiro está dizendo às pessoas para não fumarem é na verdade a razão pela qual muitas vezes as pessoas começam . O elemento de perigo é o "ponto de inflexão". 


Não sei se vocês já perceberam, mas este conceito aplica-se a muito mais do que fumar. Eu iria mais longe ao dizer que Rock 'N' Roll não fala de música. Fala sobre o perigo também. Ele representa tudo imprevisível, inesperado e sem limites.   Pelo menos deveria.  (Ultimamente, eu acho que a aparência dessas qualidades é mais comum do que a realidade, mas você entendeu o que eu quis dizer.) As pessoas são atraídas a ele por causa do perigo.


Tudo isso me levou a outra conclusão. O próprio Jesus não é exatamente seguro...


Ele pode cuspir em seus olhos (Marcos 8:23), Ele pode chamá-lo de cachorro (Mateus 15:26), Ele pode te pedir para fazer coisas que você não pode fazer (Mateus 14:29), ele pode levar 120 galões de vinho para uma festa onde as pessoas já tenham bebido o dia todo (João 2), Ele pode levar você para o mar aberto em uma tempestade (Marcos 4:37), Ele pode mudar sua vida, e então te pedir para não contar para ninguém (Lucas 8:56), Ele e seus amigos podem ser presos (João 18:12), Ele pode ofender seus amigos (João 6:66), Ele pode insultar as pessoas "justas" (Mt 23:27), Ele pode deixar culpados sem punição (João 8:10-11), Ele pode ofender seus próprios familiares (Lucas 8:19-21, 14:26), Ele pode sair com pessoas que você não gosta (Lucas 19:7) , Ele pode começar uma revolta (João 2:15), Ele pode usar conversa de banheiro para basear um princípio espiritual (Marcos 7:20), Ele pode te dizer que o que você acreditou toda a sua vida está errado (João 3), Ele poderia usar linguagem ofensiva na mesa de jantar (Lucas 11).



Pelo que vejo, Jesus é qualquer coisa menos seguro, mas ele nunca será chato... E não é isso que realmente queremos?




Gente, esse é mais um texto traduzido. Vocês podem ver quem realmente escreveu isso brilhantemente nesse site:
http://johnmarkmcmillan.wordpress.com/2009/06/02/jesus-and-cigarettes/

André, obrigada pela ajuda... ;)



3 comentários:

  1. Texto muito bom!

    É incrível como Jesus é surpreendente e se mostra visível em tantas situações diferentes. E viver sem saber as excelentes surpresas que vêm pela frente é muito bom!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Ah... a tradução ficou muito boa também! (Esqueci de falar no comentário anterior...)

    Parabéns...

    ResponderExcluir