sábado, 4 de dezembro de 2010

"Vai valer a pena"



Minha relação com essa frase estava meio esquecida até hoje. É uma frase comum, eu sei... Bem pública na verdade. Mas ela faz um sentido bem grande pra mim. Ela me faz pensar... Ficar pensando.
Acho ela muito séria. Muito forte!
Ouvi “vai valer a pena” de alguém há um tempo atrás... Alguém que repetia isso quase que sempre pra mim. E eu acreditei.
Esperar vai valer a pena, lutar vai valer a pena, insistir vai valer a pena. Até que um dia não valeu mais. Lembro que na época, eu ouvi essa música Vai Valer a Pena do Juliano Son... Tradução da Rita Springer, mas aquela música foi como Deus me dizendo que valeria a pena. E eu acreditei.
E quando não valia mais a pena, eu esqueci a música. Esqueci o que Deus tinha me dito... Até hoje.
Hoje ouvi essa música de novo. Num lugar que não tinha como eu fugir dela, como fiz algumas outras vezes. Acho linda essa música, mas no primeiro segundo, pensei que nunca mais iria querer ouvir ela. Ela me fazia lembrar de tantas coisas, me fazia questionar Deus tipo “Você disse que valia a pena e agora não vale mais.” E depois eu ouvi a voz de Deus. Ele disse: “EU não menti pra você. Vai valer a pena mesmo.” E isso me derrubou!

Tudo que eu passei, achando que tinha perdido tempo e me perguntando “porque então passei por tudo isso?” Sabe quando parece que você faz de tudo e não serve pra nada no final? Ou pensa “seria melhor nem ter começado nada” Quando você sente que fracassou. Eu estava assim. Pensando justamente que tudo o que eu tinha feito, ou passado, ou lutado não tinha valido a pena. Eu tinha falhado. Mas não tinha entendido que pra Deus tudo aquilo valia a pena.

A música diz que mesmo não entendendo os caminhos que Ele escolheu, eu vou dar a Ele minhas doces palavras.
A música diz que Ele me sustenta na minha dor e me aproxima Dele.
E foi aí que tudo fez sentido pra mim!

Ás vezes nós fazemos com que Deus caiba no nosso bolso. Já ouvi pessoas dizerem coisas como: "Eu quero um Deus que pode me explicar por que coisas ruins acontecem com pessoas boas." Entendo essa frustração, mas aí é que tá. Se entendermos isso... Eu não quero um Deus que sempre tem que caber dentro do meu entendimento, que é limitado pelas minhas experiências. Se eu descubro novidades a cada dia, e tenho o Universo todo a mais pra descobrir...Eu quero um Deus grande. Um Deus além de tempo ou espaço. Eu não quero um Deus que precisa da minha aprovação ou da minha compreensão para fazer algo grande.

Minha vontade de entender o o porque do meu problema era tão gigante que eu demorei pra dizer as doces palavras. Dizia, mas volta e meia as trocava por perguntas. Mas em todo tempo eu vi que ele esteve do meu lado, ele me sustentou quando eu queria desistir, ele me provou e provou pra quem estava ao meu redor tantas coisas sobre mim, sobre Ele... E por causa disso valeu tanto a pena!

A gente precisa encarar mais nossas dficuldades dessa forma. Perguntar mais o “pra que?” do que o “por que?”

E no final, eu estou tão certa de que vai valer a pena. Eu não sou das mais otimistas, e volta e meio me pergunto se estou no lugar certo, fazendo a coisa certa... É como se pra cada vez dessas Deus me dissesse “vai valer a pena.” E eu estava deixando de acreditar nessa frase, deixando de acreditar que as coisas realmente valiam a pena.  Porque pra alguém não valeu a pena. Mas o que eu entendi hoje é que Deus vale a pena.
E qualquer coisa que for me revelar Ele, que for me fazer chegar perto dele vale a pena.

Porque Ele enfrentou a cruz e disse que valeria a pena. Ele enfrentou a cruz por mim, que erro tanto, que falho o tempo todo, que não sou nada. Ele por algum motivo disse que valeria a pena. Como posso desistir do amor? Como posso desistir e achar que não vale mais a pena?

Sabe quando uma música diz tudo que você queria dizer, mas ainda não tinha as palavras?

Não é por causa de mim que vale a pena, não é por causa dos meus sonhos, ou porque Deus vai fazer a minha vontade. Não é porque tudo vai dar certo no final, não é porque as coisas vão se acertar ou tudo vai ser como eu sonhei. Pelo contrário... O que Deus me disse quando disse que valeria a pena, naquela época é que valeria a pena abrir mão do meu sonho, valeria a pena sofrer tudo, valeria a pena chorar, valeria a pena quebrar o coração, valeria a pena passar por tudo que eu tinha mais medo e não queria passar. Porque no final, eu O ganharia. E Ele vale a pena. Eu te garanto!

4 comentários:

  1. Demorei a ler esse post, mas valeu a pena... bjs. Aline Cleo Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Aline! Esse post particularmente tá valendo a pena pra muita gente...hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Ei Bianca ! Sensacional ...
    Nossa, acho que esse texto tem a ver com tanta gente; ou pelo menos muito comigo, rs.
    Nossa luta é pra acreditar 24 horas nesse Deus que vale a pena. Confiar na sua soberana sabedoria, mas no verdadeiro significado de confiança!
    E deu pra sentir o amor de Deus nas suas palavras!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Uau Igor... Brigada! Ele é mesmo um Deus que vale suuuper a pena né?

    ResponderExcluir