segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Correndo para o Mar

'A vida vem em ondas, como o mar...' Já dizia Vinicius de Moraes. E nós temos poucas opções diante de uma onda. Podemos correr, como crianças de 5 anos brincam ou podemos encarar e correr para ela, como fazem os surfistas. E eu acho que os surfistas entendem mais sobre o mar do que crianças de 5 anos. Acho que eles são mais apaixonados pelo mar também.

Marcos 2 diz:
E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
A Biblia não se refere a Jesus como surfista, embora eu ache que ele se enquadra nessa categria com excelência porque ele literalmente andou sobre as águas uma vez e ele nem tinha prancha pra isso.
Marcos usa a palavra "tornou"; se fosse eu contando seria assim:
E foi lá Ele, outra vez pro Mar. E todo mundo foi atrás, daí ele ensinava a gente. No caminho ele viu Levi, sentado onde as pessoas iam pagar impostos. Levi o seguiu e estavam todos jantando na casa dele.

Agora voltando pra Marcos... Ele diz no versículo 15:
E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
Porque eram MUITOS. E o tinham SEGUIDO.
Minha pergunta é: Porque pecadores seguiriam Jesus?
Cara.. Ele ensinava que tudo que fazíamos era errado.
Ele não passa a mão na sua cabeça e diz: ah, não tem problema não. Pode fazer isso sim.
Hoje... Eu mesma... eu fujo de Jesus quando sei que estou errada. Como Adão se escondeu de Deus, como Elias se escondeu de Deus. Quando a culpa e o remorso são mais presentes que A Presença Dele.
E Deus sempre, em todos os casos, veio em busca do pecador. Veio pra Adão. Veios pra Elias. Veio pra mim.
Mas de Jesus... os pecadores não fugiam. Eles o seguiam. E eles eram muitos.

Os Fariseus estavam lá se perguntando (não como eu) porque Jesus andava com eles... No fundo, no fundo... eu e os Fariseus nos incomodamos com o mesmo fato. Nos incomodamos por Jesus amar tanto esses pecadores. Eu me incomodo porque esses pecadores correm pra Jesus? Eles estão errados! São culpados! Porque você corre na direção da onda? Foge dela! É loucura. Essa onda é muito maior que você. Foge dela! Ela vai engolir você, numa facilidade... Vai te arrastar...
Mas Jesus ia pro Mar e ensinava. E os loucos pecadores corriam pra Ele. Seguiam Ele. Eram arrastados, inundados e lavados por essa onda. Ninguém nunca disse que Jesus vem em ondas... mas Jonh Mark disse que "Se a graça é um oceano, então estamos todos afogando." Aqueles pecadores entenderam isso.
Mais pra frente Jesus responde a minha pergunta antes mesmo de eu existir. "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."
Os pecadores o seguiam pelo mesmo motivo que doentes vão ao médico. Pela mesma razão que os surfista correm em direção a onda. Pelo mesmo motivo que você vence seu medo de injeção.
Corremos pra Ele porque somos atraídos. Porque não nascemos pro pecado. Porque Ele é a única solução.
Porque o Mar nos atrai. Sua Graça é um oceano infinito. Onde cabem todos os pecados. Onde eles são lançados e não são mais lembrados.
Jesus andava com pescadores. Pecadores e pescadores. Coincidência ou não... sendo um pescador que O segue ou um pecador que o segue, você precisa aprender a correr para o mar.

Um comentário:

  1. É isso que nos atrai em Jesus...Não escolhemos ser atraídos por ele , Ele nos atrai naturalmente...

    That's my Little Preacher!!!

    ResponderExcluir